domingo, 8 de setembro de 2013

COMO SURGIU A MATEMÁTICA?


Quando paramos para pensar, percebemos que a Matemática está ao nosso redor:

                           

       





Mas, nem sempre foi assim...

A noção da Matemática iniciou há 10 mil anos na região que é conhecida hoje como Oriente Médio, por causa da agricultura e criação de animais.



Como ainda não existiam os números que hoje conhecemos, eles utilizavam objetos da natureza: pedras, galhos, ossos, nós em cordas para contar e cada um correspondia ao número 1.





Por exemplo, se um animal se perdesse eles iriam saber pela sobra desses objetos.




Com o tempo foi se aperfeiçoando a contagem com símbolos, gestos e expressões:

Símbolos egípcios:





Era uma composição da contagem de 10 em 10 a partir desses símbolos. 


                                                    
Símbolos da Babilônia:




Logo que as pessoas se reajustarão para a contagem dos números, veio outro desafio: os cálculos, já que o sistema de contagem não era suficiente.
E aconteceu a criação do ábaco, usado nas civilizações ocidentais e orientais, principalmente no Japão e China.


Números cardinais:



Números ordinais:













Números Multiplicativos:
1
Simples
2
Dobro
3
Triplo
4
Quádruplo
5
Quíntuplo
6
Sêxtuplo
7
Séptuplo
8
Óctuplo
9
Nônuplo
10
Déctuplo

Números Fracionários:

1
Inteiro
2
Meio
3
Terço
4
Quarto
5
Quinto
6
Sexto
7
Sétimo
8
Oitavo
9
Nono
10
Décimo

Números romanos:




Observação:
Ø  Os números cardinais como conhecemos hoje, não possuem registros de quando foi inventado apenas conta que nos períodos primitivos existiam documentos que as regiões da China, Índia, Mesopotâmia e Egito tinham os mesmos conceitos.


Curiosidades

  • A palavra Cálculo vem do latim calculus.


  • Um fazendeiro estava disposto a matar um corvo que fez seu ninho na torre de observação de sua mansão. Por diversas vezes, tentou surpreender o pássaro, mas em vão: à aproximação do homem, o corvo saía do ninho. De uma árvore distante, ele esperava atentamente até que o homem saísse da torre e só então voltava ao ninho. Um dia, o fazendeiro tentou um ardil: dois homens entraram na torre, um ficou dentro e o outro saiu e se afastou. Mas o pássaro não foi enganado: manteve-se afastado até que o outro homem saísse da torre. A experiência foi repetida nos dias subsequentes com dois, três e quatro homens, ainda sem sucesso. Finalmente, foram utilizados cinco homens como antes, todos entraram na torre e um permaneceu lá dentro enquanto os outros quatro saíam e se afastavam. Desta vez o corvo perdeu a conta. Incapaz de distinguir entre quatro e cinco, voltou imediatamente ao ninho.


  • O ábaco no Japão é soroban e na China suánpan.



Referências

Acesso em: 08 de Set. de 2013.

Disponível      em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm >
Acesso em: 08 de Set. de 2013.



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