quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ENTENDENDO A MATEMÁTICA


Muitos veem a Matemática como “vilão”, a pior coisa que poderiam inventar só o que muitos não reconhecem é que, como as palavras presentes em tempo integral em nossas vidas os números também é um requisito necessário.
Senso assim, “O homem aprendeu Matemática a partir do senso numérico e então criou as operações.”.
A criança com seus 4/5 anos de idade, já identificam os números e associa os seus nomes e tem noção da soma. A criança de 6 anos faz comparações de somas e de subtração e a de 8 anos já faz transformações de quanto tirou para saber as perdas.
Os professores se baseiam no conhecimento prévio da criança e a partir disso sequencia aprendizagem, aumentando o grau de dificuldade do decorrer do percurso.
A aprendizagem dos números se classifica em três fases.
1ª fase Aproximação global e recitação oral: onde a criança vivencia seus primeiros contatos com os números no ambiente familiar. Esta fase se subdivide em quatro subfases: 1.1 Números isolados: é a combinação entre números e palavras, onde a criança vai construindo significados aos números. 1.2 Números ordenados: é uma fase onde se reforça a significação e memorização dos números e sua sequência (o 11 é depois de 10 e 9 é antes de 10). 1.3 A sucessão escrita: é quando é gravada num cartaz, painel os números, e quando a criança esquecer algum número é possível conferir e reforçar a memorização sequencial dos números. 1.4 A escrita com algarismos: é quando a criança consegue ler os números na tabela ordenada, mas não consegue ler estes números isolados, fazendo que o professor busque uma estratégia para reforçar a significação e levá-los a repetição para o aluno se libertar da tabela.
2ª fase Aspecto algorítmico da escrita: é a fase onde a consciência alcance a organização numérica escrita, a partir de explorações, discussões, análises para que não acontece as situações em que muitos enfrentam de contar vinte nove, vinte dez...
3ª fase Agrupamento de dez em dez: onde se inicia a compreensão de unidade e dezena e que o 7 não corresponde o mesmo valor de 70 e de 47, isso com a criança a partir de seis anos de idade.

Contudo, a noção de que a criança deve aprender a contar antes de resolver as operações matemáticas: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão nesta mesma sequência é um pouca vazia. Como Georges Ifrah relata: a sequência numérica pode ser aprendida como forma de adição, já que os números dão indícios à soma:
1, 1+1, 2+1, 3+1, 4+1, 5+1....
                  2      3      4       5     6

Sendo assim, para aprender não precisamos apenas focar nas fórmulas padrão:

    




Podemos buscar o cotidiano para ensinar, passeios em busca de conhecimento, por exemplo: uma visita ao shopping passando pelas lanchonetes e fazendo as operações de acordo com o que a lanchonete oferece, ou no momento da aprendizagem da divisão podemos recorrer a pedaços de pizzas para significar a forma tradicional da equação.





REFERÊNCIAS

Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkSVRuVFdoaTlPczA/edit>
Acesso em: 25 de Ago. de 2013.

Disponível      em: <https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>
Acesso em: 25 de Ago. de 2013.



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