quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Diferentes tipos do Ábaco

Tipos de Ábaco
Momento Histórico
Formas da Contagem

Ábaco Chinês


 



O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é “Suan Pan” que significa “Prato de Cálculo”.
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo, razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.

Ábaco Japonês










Por volta de 1600 D.C. os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo de 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
Os japoneses optaram por adaptar o ábaco uma vez que utilizam o sistema decimal 1/5 para o ábaco ¼, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10valores possíveis) em cada coluna. O soroban passou por significativas mudanças até ser obtida a configuração atual. O instrumento de cálculo fora “importado” da China há quase 380 anos, em 1622. Ao Brasil foi trazido pelos imigrantes, em 1908, ainda em sua versão antiga, mas já modificada do original chinês; em 1953 é introduzido o soroban moderno, utilizado atualmente.

Ábaco Asteca






De acordo com investigações recentes, o ábaco Asteca ( Nepohualtzitzin), teria surgido entre 900-1700 D.C.
As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca. O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.

Ábaco Russo





O ábaco Russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais.
As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos(os polegares devem estar sobres estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos.

Ábaco Grego










Uma tábua encontrada na ilha grega de Salamina em 1846 data de 300 a.C., fazendo deste o mais velho ábaco descoberto até agora. É um ábaco de mármore de 149 cm de comprimento, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, no qual existem 5 grupos demarcações.
No centro da tábua existe um conjunto de 5 linhas paralelas igualmente divididas por uma linha vertical, tampada por um semicírculo na intersecção da linha horizontal mais ao canto e a linha vertical única. Debaixo destas linhas, existe um espaço largo com uma rachadura horizontal a dividi-los. Abaixo desta rachadura, existe outro grupo de onze linhas paralelas, divididas em duas secções por uma linha perpendicular a elas, mas com o semicírculo no topo da intersecção; a terceira, sexta e nonas linhas estão marcadas com uma cruz onde se intersectam com a linha vertical.

Ábaco Romano













Na Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos.
O método normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem originais denominavam-se calculo. Mais tarde, e na Europa medieval, os jetons começaram a ser manufaturados. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc, como na numeração romana. O sistema de contagem contrária continuou até à queda de Roma, assim como na Idade Média e até o século XIX, embora já com uma utilização mais limitada





Referências
Acesso em: 24 de Set. de 2013.

Um comentário:

  1. Disculpe pero el ábaco presentado como azteca, en verdad la imagen responde a un ábaco ruso, los aztecas como los mayas tuvieron un ábaco pero era base 20, con otras características.

    ResponderExcluir