quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atividades com o ábaco feito pelas Crianças

Realizamos atividades com o uso do ábaco com uma criança do 1° ano com 6 anos de idade.
Primeiramente deixamos que ela manuseasse o ábaco (a criança não conhecia o recurso), possibilitamos que ela levantasse hipóteses sobre o uso do recurso.
Após o primeiro contato, a criança disse que o ábaco serve para contar.
Num segundo momento apresentamos o recurso e sua organização, quando dito que o ábaco existia uma ordem de classes (unidade, dezena, centena e milhar...), e que este era um recurso para fazer contas, fizemos algumas perguntas.

Por exemplo:

"Como que cada “bolinha” poderia representar um carrinho, então se tivessem quatro carrinhos e ganhassem mais dois, com quantos ficariam?"
A criança conseguiu responder sem dificuldade, e ficou entusiasmada! Falou que esse jeito de fazer contas era mais fácil.

A próxima pergunta foi de subtração:

"Ana tem 9 balas, se deu 3 para sua irmã Júlia, com quanto ela ficou?"
Novamente conseguiu responder sem dificuldade, e sempre mexendo no ábaco com entusiasmo.

Já na última pergunta foi usada a numeração decimal:

"Pedro e João fazem coleção de bolinhas de gude. Querem juntar e ver quantas têm ao total, se Pedro tem 9 e João 5, quanto têm ao total?"
Nessa questão o aluno teve um pouco de dificuldade no momento de trocar a “casinha”, mas orientado conseguiu solucionar.

Conseguimos perceber que esse é um material pouco utilizado, e que a criança conseguiu perceber com facilidade a sua utilidade.



Referência
Entrevista realizada com um aluno do 1º ano do ensino fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário