quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias

           É fundamental que o professor estimule seu aluno a se socializar com a matemática, afim de que ele invente e reinvente maneiras de solucionar situações problema do seu dia a dia de forma diferente do tradicional usando criatividade.

Existem várias formas de se registrar cálculos utilizando de técnicas lúdicas, dessa forma, a criança será motivada a calcular não por obrigação e pesar, e sim por brincadeiras que trazem aprendizado.




           Kamii utiliza-se do lúdico, para fazer com que as crianças entendam de uma maneira eficaz a matemática , trazendo consigo a opinião de que a criança aprende solucionado situações problemas, pois fará com que a criança de desenvolva cognitivamente,que desenvolva o conhecimento, a compreensão das operações e técnicas operatórias ; e para transmitir a seus alunos uma matemática diferente, ao qual eles se interessarão ela utiliza recursos matemáticos durante as aulas, objetos concretos que farão com que os alunos, vejam , compreendam, sintam a matemática. Jogos e brincadeiras são algumas das ferramentas usadas para que atividades repetitivas tornem-se mais proveitosas e prazerosas.
           Kamii diz que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social. Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito. 



Para Zóltan Paul Dienes, aprender é adaptar-se a uma nova situação. todos os jogos infantis representam algum exercício que permite à criança adaptar-se a situações que terá que enfrentar em sua vida futura.
O ensino através do lúdico, cria um ambiente atraente, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral da criança, agindo como facilitador, colaborando para trabalhar bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário