É fundamental que o professor estimule seu aluno a se socializar com a matemática, afim de que ele invente e reinvente maneiras de solucionar situações problema do seu dia a dia de forma diferente do tradicional usando criatividade.
Existem várias formas de se registrar cálculos utilizando de técnicas lúdicas, dessa forma, a criança será motivada a calcular não por obrigação e pesar, e sim por brincadeiras que trazem aprendizado.
Kamii utiliza-se do lúdico, para fazer com que as crianças entendam de uma maneira
eficaz a matemática , trazendo consigo a opinião de que a criança aprende
solucionado situações problemas, pois fará com que a criança de desenvolva
cognitivamente,que desenvolva o conhecimento, a compreensão das operações e
técnicas operatórias ; e para transmitir a seus alunos uma matemática
diferente, ao qual eles se interessarão ela utiliza recursos matemáticos
durante as aulas, objetos concretos que farão com que os alunos, vejam , compreendam, sintam a
matemática. Jogos e brincadeiras são
algumas das ferramentas usadas para que atividades repetitivas tornem-se mais
proveitosas e prazerosas.
Kamii diz que uma criança
ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando,
mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e
utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social.
Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos
permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o
sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse
respeito.
Para Zóltan
Paul Dienes, aprender é adaptar-se a uma nova situação. todos os jogos infantis
representam algum exercício que permite à criança adaptar-se a situações que
terá que enfrentar em sua vida futura.
O
ensino através do lúdico, cria um ambiente atraente, servindo de estímulo para
o desenvolvimento integral da criança, agindo como facilitador, colaborando
para trabalhar bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos
matemáticos.
O ensino através do lúdico, cria um ambiente atraente, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral da criança, agindo como facilitador, colaborando para trabalhar bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário