quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cálculo Mental




Nós aprendemos na escola várias fórmulas e maneiras de calcular. Mas a maneira que mais utilizamos no dia-a-dia. É a única que não é ensinada: “O cálculo Mental”.
O cálculo mental é individual. É a interpretação do problema a ser resolvido. Cada um interpreta e soluciona da maneira que encontra mais facilidade. Talvez por isso, não seja tão aplicado na escola, quanto deveria, cedendo seu espaço para a calculadora ou um pedaço de papel.
O fato é que o cálculo mental estimula a aprendizagem significativa e a rapidez de raciocínio. O que melhora o desenvolvimento do educando, não só na matemática, mas em todas as matérias escolares e em todas as áreas da vida. Quando o educando aprende a calcular usando a lógica ele aprende de fato o significado da matemática e dos números.

Quanto mais cedo se começa o exercício do cálculo mental, melhor é a compreensão dos conteúdos. Isso possibilita uma direção segura e dá ao aluno segurança para elaborar as próprias estratégias para a resolução de problemas. Isso permite que ele aja automaticamente, porém compreendendo o que está fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário